Câmara de Vereadores de Piracicaba homenageia as precursoras do Basquete Feminino
Texto: Vitor Ribeiro Mtb 21.20
Reportagem em áudio (Rádio Câmara): Marcelo Bandeira (33.121)
Fotos: Arquivo e Márcio Bissoli
Câmara de Vereadores realizou na tarde de hoje (11/11), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, Reunião Solene em comemoração aos 50 anos dos primeiros títulos conquistados pelo Basquete Feminino do XV de Novembro de Piracicaba. A homenagem foi iniciativa do vereador Bruno Prata (PSDB). A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara (Canal 08 da NET) e pela Internet, via site do Legislativo (www.camarapiracicaba.sp.gov.br).
Além da presença das atletas campeãs daquelas décadas, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) e do secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, representando o prefeito municipal Barjas Negri; equipe técnica e jogadoras do atual time de basquete do XV de Piracicaba.
Bola ao Cesto
Há 60, 50 anos não existia a cesta de três pontos no basquetebol, muito menos tempo máximo para uma equipe ficasse com a bola sem arremessar. Aliás, o esporte era conhecido como Bola ao Cesto. Mesmo assim, as atletas do super time feminino de basquete do XV de Novembro de Piracicaba daquelas décadas alcançavam placares acima dos 60 pontos, nas partidas que disputavam; em algumas atingiram os 70 pontos.
O time feminino de Bola ao Cesto do XV foi fundado em 1913. Em 1959, a equipe conquistou o título estadual, primeiro de uma série grandiosa de conquistas como o Torneio das Estrelas (internacional), além de outros.
Vinte e três atletas daquela época foram homenageadas:
01- Ana Maria
02- Angelina Bizarro
03- Catarina Assini
04- Delcy Ellender Marques
05- Djanira Ana Cordélia da Silva Pentenado
06- Elid Ranciaro
07- Elisa Cândida Martins
08- Geni Terezinha Correa Moreno Sanches
09- Helena Pansiera
10- Leonézia Panciera Ricobello
11- Manoel Antonio Bortolotti
12- Maria de Lurdes Rodrigues Alves
13- Maria Helena Campos
14- Maria Helena Cardoso
15- Maria José de Campos Caneva
16- Maria José Panciera Oehlmeyer
17- Neuza Aparecida de Moraes
18- Nilza Pelegrino
19- Odete Dechen
20- Rubens Leite do Canto Braga (técnico)
21- Vanda Terezinha Tomazelo Campos
22- Waded Antonio (Duda)
23- Zilá Nepomuceno
Uma das cestinhas do time do XV daquela época, Helena Pansiera, a Heleninha, de apenas 1,60 m de altura, arremessa rápido e responde quando perguntada sobre seu alto rendimento: A altura está aqui!, aponta ela para sua testa, revelando uma das maiores armas daquele time vencedor: a inteligência para superar as outras equipes e as dificuldades.