Uma das novidades na programação das Olimpíadas de Tóquio será o basquete 3×3. Essa modalidade surgiu com forte influência da prática do esporte nas ruas, que tem como principais características, a disputa acirrada no placar e a participação dos jovens com jogadas de efeito.
Apesar de ser um esporte relativamente novo, existem competições similares desde os anos 1980, segundo a Federação Internacional de Basquete são mais de 250 milhões de praticantes no mundo.
Basquete 3×3
O basquete 3×3 é uma modalidade do basquetebol disputada com regras diferentes das tradicionais. A primeira grande diferença é no tamanho da quadra, que equivale à metade da tradicional (15×11 metros)
Em cada partida, equipes com 3 jogadores se enfrentam com o objetivo de marcar o maior número de pontos em dez minutos. O valor de cada jogado também é diferente: os arremessos atrás da linha dos três pontos valem dois e aqueles dentro da linha valem somente um ponto. O lance livre vale um ponto normalmente.
Também existe uma diferença na posse de bola. Ao contrário dos 24 segundos para finalizar o ataque, as equipes devem definir o ponto em 12 segundos. Em caso de empate, a prorrogação não dura cinco minutos como no esporte tradicional — a equipe que marcar primeiro dois pontos fica com a vitória.
História
As raízes do basquete 3×3 estão no Streetball, que é uma forma do jogo muito conhecida nas quadras pelo mundo e jogada de forma amadora. Nos anos 1980, nos Estados Unidos, surgiram os primeiros torneios dessa modalidade, que convidavam jogadores de todo o país para participar.
Nesse período, nomes, como “The Professor”, ficaram conhecidos pela sua habilidade no basquetebol de rua e criaram uma base de fãs que impulsionou o crescimento desse tipo de jogo. Atualmente, além dos torneios da FIBA em preparação para as Olimpíadas, também existe o BIG3, que tem regras similares e reúne ex-atletas profissionais.
O objetivo da FIBA com a profissionalização dessa modalidade, é ajudar no crescimento do basquete em todo o mundo.
Cadastro Nacional
O Departamento de Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) quer conhecer melhor atletas, técnicos e preparadores físicos da modalidade. Para isso, criou um cadastro nacional do esporte. Você pode se cadastrar preenchendo o formulário que se encontra no link https://www.cbb.com.br/cadastro-nacional
Lá você também irá descobrir os locais onde praticar a modalidade pelo Brasil afora.
Mulheres à Cesta