Você já se perguntou por que a bola de basquete tem a cor alaranjada? Fique tranquilo, é essa história que vamos contar no post de hoje, uma herança que vem lá do surgimento do esporte.
A primeira bola utilizada em um jogo de basquete foi uma adaptação de uma bola de futebol, e foi apenas em 1891 que a bola de basquete foi feita, pela A. C. Spalding & Brothers. As primeiras bolas eram bem rústicas, feitas de couro de animal. Esse material tinha uma cor avermelhada, muito parecida com a cor que é usada até hoje. Conforme o esporte foi evoluindo, a cor da bola sempre foi sendo mantida, como uma característica bem marcante do basquete.
Atualmente, o tom é um marrom alaranjado e algumas competições até usam outras cores para diferenciar categorias, mas as oficiais são sempre naquele tom laranja tradicional. Além disso, a cor laranja auxilia os atletas em quadra, ajudando a tornar a bola mais visível em diferentes condições de iluminação.
Campeonatos A NBA (National Basketball Association), determina uma tonalidade específica de laranja que as bolas de basquete devem ter nas ligas americanas. Já a FIBA (Federação Internacional de Basquete), que organiza as competições a nível mundial, não especifica o tom, mas também adota a cor alaranjada em campeonatos oficiais, entre eles na modalidade do esporte nas Olimpíadas.
No Brasil, a liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB), utiliza a bola Penalty Crossover Pró 7.8, lançada na temporada 2018/2019.
A bola é uma versão renovada de outras edições e foi desenvolvida a partir de apontamentos de jogadores e técnicos dos clubes sobre a sua performance em quadra. A cor, claro, é laranja, com detalhes nas canaletas, diferenciados para cada modalidade: verde para o feminino, amarelo para o masculino e preto para a categoria mirim.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência on-line. Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa "Política de privacidade"
Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, alterando a configuração do navegador e removendo os cookies armazenados. Saiba mais.