Pernambucana de nascimento, Izaura Marly Gama Alvarez é uma ex-voleibolista e basquetebolista brasileira que, em ambas as modalidades, representou o país através da seleção brasileira.
Vôlei
Jogava na posição de cortadora, nome dado para o atacante do vôlei na época de Isaura, onde era dominante o sistema 4×2.
Na seleção brasileira, com a camisa 12, conquistou resultados importantes como a medalha de bronze em Jogos Pan-Americanos. Em 1956, disputou a edição do Campeonato Mundial de Voleibol, em Paris, na França, alcançando a 11° colocação e na edição de 1960, realizada no Rio de Janeiro, finalizou na 5° colocação.
Basquetebol
Com a bola laranja nas mãos conquistou títulos nacionais e internacionais. Com a camisa 8 foi semifinalista em duas edições do Campeonato Mundial de Basquetebol, em 1953 e 1957, realizadas em Santiago e Rio de Janeiro, respectivamente.
Atualmente, Izaura se dedica a carreira acadêmica. Formada em Educação Física, ela é auxiliar de ensino no departamento de jogos da Escola de Educação Física e Desportos, nas disciplinas vôlei e basquetebol e professora assistente no departamento de jogos na Escola de Educação Física e Desportos da URFRJ.
Conquistas
Pan-Americanos na Cidade do México (México)
Data: 15 a 22 de março de 1955
Classificação final
1º- Estados Unidos; 2º- Chile; 3º- Brasil; 4º- México; 5º- Canadá.
Pan-Americanos de Chicago (EUA)
Data: 27 de agosto a 6 de setembro de 1959
Classificação final
1º- Estados Unidos; 2º- Brasil; 3º- Chile; 4º- Canadá; 5º- México
Pan-Americanos de São Paulo (Brasil)
Data: 23 de abril a 3 de maio de 1963
Classificação final
1º- Estados Unidos; 2º- Brasil; 3º- Chile; 4º- Canadá.
No próximo dia 18, ela é a convidada de Claudia Guedes para uma live bem descontraída no Instagram do @mulheresacesta. Não perca!