O papel de um treinador vai muito além de ensinar os fundamentos técnicos e táticos aos jogadores. Ele é a cabeça pensante do time e o responsável por elaborar todo o planejamento estratégico da equipe, que envolve diferentes variáveis, como o posicionamento do adversário, a motivação dos atletas, o estabelecimento de metas, as ações para que o time atinja as metas e muito mais.
E para se tornar referência exige ainda mais esforço, cuidado, empenho e entrega. Ao final, de uma competição, entre tantos times, apenas um sai campeão. Para ser o treinador dessa equipe, não basta fazer o que todo mundo faz, é preciso que ter diferenciais que farão o seu time se sair melhor.
No Dia do Treinador, o Mulheres à Cesta presta uma homenagem a esses “heróis das quadras”, que são mais do que responsáveis pela iniciação, orientação e especialização dos atletas. Sua intervenção é fundamental na formação de cidadãos.
Projeto Adelante
O Projeto Adelante, idealizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) é o maior projeto de formação de treinadores para o Basquete Feminino, visando uma mudança no cenário da modalidade e principalmente mostrando um caminho para o desenvolvimento e a formação.
O curso destina-se aos que desejam qualificar-se, entendendo todos os fundamentos que norteiam o basquetebol feminino com uma metodologia clara e objetiva, abordando todos os fatores que os profissionais devem trabalhar para a formação e o desenvolvimento das alunas e atletas (técnicos, professores, atletas, estudantes, jornalistas, profissionais do esporte e demais interessados na modalidade).
Entre os palestrantes estão: Dante de Rose, Larissa Galatti, Claudia Guedes, Vânia Hernandes, Mirtes Stancanelli, Soraya Nobre, Marina Stefani, Anne Sabatine, Dr. Paulo Szeles, Maria Claudia, Andrea Silva, Ana Clara Lopes, com convidados que deram depoimentos em vídeo como Guy Peixoto Jr, Carol Callan, Magic Paula, Jorge Bichara, Erika de Souza e Clarissa dos Santos.
Para saber mais informações acesse: https://projetoadelante.com.br