Nascida em Americana, Simone Pontello construiu uma carreira vitoriosa no basquete. Campeã mundial pelo Brasil em 1994, além de medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991, a ex-pivô teve seu primeiro contato com a bola laranja quando tinha apenas 10 anos e era aluna da escola “Risoleta Lopes Aranha”, no bairro São Domingos.
“Como a Educação Física na época dos anos 70, 80, 90 era matéria entre outras fortes nos colégios, eu aproveitei para aprender e competir por várias modalidades, mas o que me cativou mesmo foi o basquete e ali comecei a amar esta modalidade que me deu bastante retorno e fascinação”, comenta.
Em 23 anos de carreira, Sí, como era conhecida, vestiu camisas de equipes importantes, como Jundiaí, Sorocaba, Santo André, São José do Rio Preto, Ourinhos, São Caetano do Sul, Guarulhos e Piracicaba.
Seleção Brasileira
Vestindo a camisa do Brasil, Simone conquistou títulos importantes e disputou grandes competições. Defendendo a Seleção Brasileira Adulta entre 1987 e 1994, a ex-pivô venceu a Copa do Mundo (1994), foi medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991) e a Copa América (1989). Além disso, foi prata no Pan de Indianápolis (1987).
Mas em meio a tantas conquistas, Simone relembra a realização do seu maior sonho: disputar os Jogos Olímpicos. “Participar de uma Olimpíada é o sonho de todos os atletas, sem exceção e eu não fugi disto, pois eu participei da primeira Olimpíada do basquete feminino (do Brasil) que foi disputada em Barcelona-1992. Foi extraordinário mesmo a equipe não tendo ido bem em quadra, mas sabíamos que iria ser difícil nossa participação, porque era nossa primeira (Olimpíada) e estávamos as portas para novas participações que viriam pela frente em outras Olimpíadas e/ou até hoje. Foi incrível”, recorda.
Saída das quadras
Simone deixou as quadras em 2007 para se dedicar a outro projeto: conquistar um diploma. Ela formou-se em Administração de Empresas e atualmente atua no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP).
No próximo dia 3 de junho, Simone irá contar essas e muitas outras histórias num bate-papo com Claudia Guedes. A live acontece às 18 horas no Instagram @mulheresacesta. Não perca!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência on-line. Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa "Política de privacidade"
Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, alterando a configuração do navegador e removendo os cookies armazenados. Saiba mais.