Alessandra Santos de Oliveira, campeã mundial da Seleção de Basquete Feminino em 1994, é a nova coordenadora do time feminino do Santos Mobydix, na categoria 3×3.
O primeiro desafio dela é a etapa feminina da Liga ANB de Basquete 3×3, que está prevista para começar no próximo dia19 de setembro. O Santos Mobydix é uma parceria com a Associação Ponto Positivo, do ex-jogador Paulo Jamelli.
Trajetória
“O esporte me salvou. Não foi a questão de ser jogadora de basquete, mas de tudo. Me educou.”, conta Alessandra Santos de Oliveira.
Órfã de pai e mãe, Alessandra deu início a sua carreira no esporte em Piracicaba, no ano de 1989. Na época, ganhava uma ajuda de custo. Treinava o dia inteiro, 8 horas por dia, e estudava a noite.
Durante 17 anos, ela representou a Seleção Brasileira Feminina de Basquete, sendo considerada uma das jogadoras mais altas do basquete mundial em sua época, se destacando no garrafão. Além do Mundial, conquistou a medalha de prata em Atlanta, em 1996 e Bronze, em Sidney 2000.
No exterior, Alessandra atuou por clubes de 8 países: Coreia do Sul, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Itália e Romênia.
Aposentada das quadras em 2013, Alessandra sempre se manteve envolvida com a bola à cesta. Ela é pós-graduada em Basquete 3×3 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).