O Brasil será a próxima sede da Copa América de basquete, que acontece em setembro de 2022. É a primeira vez desde 1984 que o país recebe a principal competição de basquete do continente. Na época, o Brasil ficou com o título em cima de Porto Rico, em São Paulo. Já a última conquista do torneio veio em 2009, justamente quando Porto Rico recebeu a competição.
A competição
A Copa América terá quatro cidades-sede que ainda serão selecionadas entre as candidatas pela organização. O torneio terá a participação de 12 seleções do continente, todos classificados através de eliminatórias, que terminaram em fevereiro deste ano: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia.
A Americup é a primeira competição oficial do ciclo olímpico que culminas nas Olimpíadas de 2024, em Paris. O Brasil tenta voltar aos Jogos depois de ficar de fora em 2021 ao perder a final do pré-Olímpico de Split para a Alemanha.
Parceria com empresa de Daniel Alves
Dono do maior número de títulos na história do futebol, o jogador Daniel Alves é sócio de uma empresa de marketing esportivo, e é um dos responsáveis por trazer ao lado da CBB e da FIBA Américas a Americup para o Brasil.
E ainda, Daniel irá inaugurar nesse mês de setembro, na Bahia, seu projeto social, que atenderá 2 mil crianças com as modalidades de futebol e basquete. O basquete terá, inclusive, uma quadra 3×3 com capacidade para receber eventos, com piso oficial e toda a tecnologia FIBA.