Lançado em 2019, o 'M4 Nas Escolas' é um projeto social que oferece aulas gratuitas de basquete no contraturno escolar em duas escolas do município fluminense.
Idealizado por Marcelinho Machado, o M4, um dos maiores ícones do basquete brasileiro, o projeto foi idealizado como uma ferramenta de transformação social, usando a plataforma de educação associada à prática esportiva.
“O ‘M4nasEscolas’ vai além de uma simples atividade física, se apresenta como uma prática de socialização, estimulando a autoestima e desenvolvendo valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito, superação, liderança e persistência. Formar caráter, formar cidadãos, imputar virtudes fundamentais para potencializar qualidades, talentos e abrir novos horizontes para jovens e crianças dentro e fora das quadras.”, explica o tricampeão dos Jogos Pan-Americanos com a seleção brasileira.
As aulas acontecem sempre no contraturno escolar, com atividades voltadas para jovens e crianças de 9 a 15 anos, divididos em grupos de acordo com faixas etárias: sub-11, sub-13 e sub-15. As escolas, que fazem parte do projeto, foram escolhidas a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Marcelinho Machado
Marcelo Machado foi um dos melhores jogadores brasileiros de basquete nas últimas décadas e um dos líderes da Seleção Brasileira após a aposentadoria de Oscar Schmidt.
Nascido no Rio de Janeiro, em 12 de abril de 1975, Marcelinho Machado era ala-armador. Mesmo com 2 metros de altura, ele se destacava pela alta capacidade técnica e o ótimo aproveitamento em cestas de 3.
Marcelo encerrou a carreira em 2018 como um dos jogadores mais vitoriosos da história do basquete brasileiro. Além de títulos pela Seleção Brasileira, ele acumulou várias conquistas por clubes, especialmente o Flamengo.
Seleção Brasileira
Com a camisa do Brasil, Marcelinho foi tricampeão dos Jogos Pan-Americanos. Ele conquistou a medalha de ouro em Winnipeg, em 1999, em Santo Domingo, em 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007. Marcelinho Machado ainda ajudou a Seleção Brasileira a ser bicampeã sul-americana e bicampeã da Copa América. O ala-armador também defendeu o time nacional nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ficando em quinto lugar, depois de ausências do time masculino do Brasil em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.
“Sempre quis devolver para o basquete um pouquinho do que ele me deu. Se hoje sou quem sou, se hoje estou aqui como um homem realizado, foi porque o esporte me ensinou valores que ajudaram na minha educação e na minha formação.”