Dez clubes vão participar da temporada 2022, da Liga de Basquete Feminino.
A competição iguala assim as temporadas de 2014/2015 e 2019, que também registraram uma dezena de participantes.
Esse ano, além das oito equipes que disputaram a última edição, haverá os retornos de Pró-Esporte/Sorocaba-SP e Sport-PE, campeão da liga em 2013 e que estava fora da competição há sete temporadas.
Dessa maneira, serão cinco estados e quatro regiões do país representados por AD Santo André-SP, BAX Catanduva-SP, BFB/Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara Basquete-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ, Sport/Glória do Goitá-PE e Vera Cruz Campinas-SP.
A novidade é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo e cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social.
Com dez edições realizadas – cancelada apenas em 2020, por conta da pandemia de covid-19 -, a LBF já teve sete campeões diferentes, com o Ituano Basquete se juntando ao seleto rol em 2021.
A temporada 2022 começa em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que terá transmissão ao vivo da TV Cultura, emissora oficial da LBF.