“O basquete feminino me ajudou a superar a depressão. Quando estou em uma quadra, esqueço de tudo que é ruim.” Lucas Victor Canossa é o entrevistado da nossa primeira live de 2022.
Natural de Catanduva, sua paixão pelo basquete feminino começou em 2007. Na época, o time da cidade disputava os Campeonatos Nacional (CBB), Paulista e Jogos Abertos. “Eu ia em vários treinos das meninas do time gravar vídeos e fazer fotos das jogadoras.”, relembra Lucas.
Aos 16 anos passou a contribuir para o blog “Painel do Basquete Feminino. Em seguida, se tornou o responsável pelas redes sociais (Instagram e Facebook) do time de Catanduva. “Todos os jogos, quando vinha outro time, eu ia lá e tirava foto com as jogadoras dos outros times, pois eu gostava de guardar de recordação!”
Em 2018, Lucas criou o perfil do basquete feminino com o objetivo de levar informações, notícias sobre as meninas dos times de basquete do Brasil e assim popularizar a modalidade entre as mulheres. “Comecei aos poucos, fazendo entrevistas com jogadoras atuais do basquete, dando mídia para elas, e fazendo que a nova geração conheça melhor ainda o basquete feminino.”, conta Lucas
Cursando o último semestre em Pedagogia, atualmente, Lucas está à frente do marketing e estatística do time de base masculino adulto.
Curiosidades
No jogo de abertura da LBF, em 2019, na cidade de Campinas, Lucas perdeu o ônibus na volta para casa. “Comecei a perguntar quem morava perto de Catanduva. Foi aí que conhece a Simone Pontello”. Simone foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, da Copa do Mundo da Austrália, em 1994, e do Sul-Americano de Santiago (1989), Bogotá (1991) e Cochabamba (1993).
Durante as quatro horas de viagem, conheci um pouco mais da história da seleção que disputou o mundial de 94, das viagens e títulos conquistados vestindo a camisa da seleção brasileira. “Daí para frente, minha paixão pelo basquete só cresce. Assim como minha amizade com Simone.”
Live
O bate-papo com Lucas acontece no dia 10 de fevereiro, às 19 horas no instagram @mulheresacesta. Espero você!