Após a disputa das etapas por região, os finalistas entram em quadra entre os dias 16 à 22 de dezembro, na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro, para definir os campeões da temporada 2022 no masculino e feminino.
O torneio é o retorno do Brasileiro de Seleções, que ficou sem realização por anos. Ao todo, 12 Seleções estaduais de cada naipe garantiram em quadra o direito de participarem do torneio que vale o título do ano. No masculino, 11 fizeram a inscrição para a etapa final, enquanto 8 no feminino.
No masculino, estarão em ação: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
Já o feminino terá: Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Campeonato Feminino
Pela fórmula de disputa, as Seleções Estaduais foram divididas em dois grupos na primeira fase, levando em conta o desempenho na fase regional e critérios geográficos. O Grupo A conta com Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. E o Grupo B tem São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Após os jogos dentro das chaves, teremos a formação das quartas de final com 1º x 4º e 2º x 3º, com o cruzamento das chaves. Os vencedores fazem as semifinais e depois a decisão do torneio.
Todas as partidas terão transmissão ao vivo no YouTube da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (FBERJ).