As maiores jogadoras brasileiras de basquete foram muito vitoriosas dentro das quadras, e conseguiram muito destaque pela seleção de nosso país, em um tempo no qual éramos destaque no esporte.
Norminha
Uma das maiores jogadoras brasileiras de basquete da história, Norminha nasceu na Argentina. Veio para o Brasil com onze anos e, aos 18, já começou a se destacar no esporte da bola laranja. Atuando como armadora, ela defendeu a seleção por 15 anos. Norminha ganhou um bronze no Mundial e dois ouros no Pan-Americano. É considerada uma das responsáveis por colocar o basquete do nosso país no mapa, sendo um dos maiores nomes do esporte no último século.
Alessandra Oliveira
Alessandra é uma das jogadoras brasileiras de basquete com mais pontos pela seleção. A ex-pivô teve uma longa carreira no esporte, atuando a maior parte do tempo fora do país. Foi a última campeã mundial de 1994 a se aposentar, em 2013. Também disputou três Olimpíadas, conquistando duas medalhas
Magic Paula
Magic Paula é uma das jogadoras brasileiras de basquete mais conhecidas. Seu apelido é uma referência a Magic Johnson, astro do Lakers nos anos 80. Paula jogou praticamente toda sua carreira no Brasil. Ela é a jogadora brasileira que mais disputou mundiais, tendo jogado seis e sendo campeã de um. Além disso, foi prata nas Olimpíadas de 1996. Logo depois disso, se aposentou da seleção. Atualmente, Magic Paula é vice-presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basketball)
Janeth Arcain
Janeth foi tetracampeã pelo Houston Comets na liga americana. Ela também atuou por equipes do Brasil e Europa. Em nossa seleção, ela participou de quatro Olimpíadas, conquistando uma prata e um bronze. É também uma das maiores cestinhas do torneio Olímpico.
Hortência
Hortência é conhecida por ser não apenas uma das melhores jogadoras brasileiras de basquete da história, mas de todo o mundo. Ela atuava como ala e foi titular da seleção brasileira por 16 anos, sendo a maior pontuadora que o país já teve. Conhecida como “Rainha”, ela disputou duas Olimpíadas e cinco mundiais, conquistando o Ouro no segundo em 1994. Foi incluída no Hall da Fama do Basquete em 2005.
Fonte: Esporte Tudo