A NBA é conhecida como uma liga majoritariamente masculina, no entanto, muitas mulheres se destacam em várias funções importantes na organização. Um exemplo é Becky Hammon, assistente técnica do San Antonio Spurs, tornou-se a primeira mulher a ser treinadora principal em uma partida da NBA em 2021. Kara Lawson, Teresa Weatherspoon e Lindsay Gottlieb também estão fazendo história como treinadoras assistentes, contribuindo para o sucesso de suas equipes.
Outro exemplo inspirador é a presença das mulheres como executivas e líderes dentro da NBA. Gail Miller, proprietária do Utah Jazz, é uma das poucas mulheres a possuir uma franquia na liga. Michelle Roberts, diretora-executiva da National Basketball Players Association (NBPA), e Kim Bohuny, vice-presidente sênior de operações de basquete da NBA, desempenham papéis de destaque nas decisões estratégicas e no desenvolvimento do esporte.
Elas estão abrindo caminho para uma maior igualdade de gênero no basquete profissional e mostrando para as apaixonadas pelo esporte que podemos e devemos ocupar posições de destaque dentro e fora de quadra.