Muito se engana quem pensa que as diferenças entre o basquete feminino e masculino estão apenas relacionadas a questões físicas.
Na realidade, o que mais difere ambas as modalidades são as táticas adotadas em quadra.
Taticamente, o basquete feminino apresenta um jogo mais estratégico e mais focado no trabalho em equipe, enquanto o masculino pode priorizar jogadas individuais em momentos-chave.
Além disso, uma das ferramentas mais poderosas do basquete feminino é explorar espaços com inteligência e versatilidade, utilizando o jogo de perímetro. Abordagem que equilibra as diferenças entre atributos físicos e explicita a riqueza tática que o esporte pode oferecer.
Já fisicamente, os atletas do masculino tendem a ser mais altos e com maior massa muscular, resultando em jogadas mais explosivas, como enterradas. No feminino, há um estilo de jogo mais técnico, focado em passes precisos, movimentação coletiva e arremessos de média e longa distância.
Embora existam diferenças entre as modalidades, tanto no basquete feminino quanto no masculino, existem jogadores e jogadoras versáteis, habilidosos e apaixonados pelo esporte, que nos mostram diariamente que a bola laranja é para todas e todos