As equipes interessadas em disputar o Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete têm até o dia primeiro de junho para confirmar o interesse na participação. A previsão é que os jogos aconteçam no segundo semestre, entre os meses de setembro e novembro de 2021.
Em encontro virtual realizado pela Confederação Brasileira de Basketball, 40 equipes de 13 estados do país mostraram interesse, o que reforça a força do basquete feminino.
Para o campeonato o formato da disputa será o seguinte:
Nordeste – 4 Estados com 7 equipe
Norte – 1 Estado com 1 equipe
Centro-Oeste – 3 Estados com 3 equipes
Sudeste – 3 Estados com 18 equipes
Sul – 3 Estados com 10 equipes
A intenção da CBB é que o torneio funcione como um celeiro de revelação de novos talentos. Para isso, cada time poderá inscrever atletas de até 23 anos e somente três jogadoras adultas que podem ter passado pela LBF.
Parceria
A Spalding é a bola oficial do basquete brasileiro e seguirá sendo utilizada em todas as competições oficiais realizadas pela CBB em território nacional, desde a base até o adulto, além do basquete 3×3. No início desse mês, a tradicional marca e a CBB oficializam a sequência da parceria.
Hoje, a Spalding TF-Elite é a bola oficial do Campeonato Brasileiro de basquete adulto. E será a bola do Brasileirão feminino adulto, caso o campeonato seja confirmado.
A marca
A Spalding nasceu em 1876, em Chicago, nos Estados Unidos, pelas mãos de Albert Spalding, e produzia bicicletas, tacos de beisebol e outros itens. Foi pioneira na produção de bolas de beisebol e a primeira bola de futebol americano.
Com 145 anos de vida, começou a produção de bolas de basquete em 1894 e firmou-se como a marca mais conhecida do mundo na produção por sua qualidade. Atualmente, está espalhada em todos os continentes, sendo a maior fornecedora de itens de basquete do mundo.