Referência no meio esportivo, Simone Bighetti está sempre em busca de novos desafios. Ex-armadora da seleção brasileira de basquete feminino, Simone fez parte de uma geração de renovação e glórias da modalidade, jogando ao lado de feras como Jacy, Norminha, e mais tarde Paula e Hortência, campeãs mundiais.
Atualmente, ela é responsável pela Coordenadoria de Esportes, da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Carreira
Tudo começou nas quadras do Instituto de Educação Ernesto Monte, em Bauru, sua cidade natal. Pouco tempo depois, o então técnico Antonio Carlos Barbosa descobriu o talento da armadora que, do Luso, foi para a Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, em 1970, aos 15 anos, pela primeira vez.
Aos 25 anos de idade e já com a 10 na Seleção, Simone optou por deixar o time para se dedicar à vida acadêmica com o objetivo de custear os estudos dos filhos nos Estados Unidos.
De volta a Bauru, ela fez faculdade de serviço social, educação física, pós-graduação em educação física, mestrado na área da pedagogia e psicologia do esporte, além de uma pós-graduação em administração e marketing esportivo. “Consegui manter meus dois filhos estudando nos Estados Unidos”.
Fora das quadras, Simone já trabalhou como assistente social, secretária de esportes, treinadora de baquete masculino na categoria menores no Luso e coordenou um projeto social na Federação da Unimed. “Quando misturamos uma criança de cada cidade e em cada equipe, conseguimos diminuir a rivalidade entre as crianças e amenizar a competitividade entre as equipes das cidades. A preocupação em fazer amizades deixou a competição mais calma e tranquila.”, contou Simone.
Atualmente, ela está à frente da Coordenadoria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, onde pretende fomentar a prática esportiva em todo o Estado, independentemente da modalidade. Mas confessa: “o que eu gosto mesmo é da quadra. É ali que eu estou feliz.”
No próximo dia primeiro, Simone é a convidada de Claudia Guedes para uma live no Instagram @mulheresacesta. Não perca!