Duas das precursoras do basquete feminino brasileiro vão ser homenageadas pela Confederação Brasileira de Basketball e darão nome as Conferências do Campeonato Brasileiro Interclubes Feminino 2021, que começa no segundo semestre.
São elas: as multicampeãs Heleninha e Delcy Marques, donas da primeira medalha do basquete feminino brasileiro em Mundiais. Juntas, elas estiveram em quadra em 1971, quando a Seleção Brasileira conquistou o bronze no Mundial disputado em São Paulo. Além de outras conquistas inesquecíveis no basquete brasileiro, entrando para a história.
“As duas representam uma geração que plantou as nossas conquistas. Lá atrás, foram mulheres que desbravaram muitos caminhos para a nossa geração. Nesse momento, completando 50 anos do Mundial delas, 30 anos do nosso Pan-Americano, nada mais feliz do que esse Campeonato Brasileiro, com tantas equipes e podendo homenagear algumas delas.”, explicou Magic Paula, vice-presidente da CBB.
O torneio, que tem início em setembro e irá contar com 16 equipes, terá transmissão ao vivo pela CBB TV/TV NSports. A decisão seguirá no formato de Final Four, em novembro.
Conheça as Homenageadas
Heleninha tem uma vinda inteira dedicada ao esporte. Como atleta, colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971. Já como técnica, fez uma dupla histórica como assistente de Maria Helena Cardoso e colecionou títulos paulistas, brasileiros e internacionais.
Delcy Marques marcou época no basquete brasileiro. Descendente de alemães e natural de Curitiba (PR), foi ala da Seleção Brasileira e começou a praticar basquete com 14 anos na cidade paranaense de Ponta Grossa. Jogou na Seleção Brasileira por mais de uma década, foi mais uma das desbravadoras que trouxeram o basquete feminino até onde ele está hoje. Com a amarelinha, ela foi hexacampeã Sul-Americana, bicampeã Pan-Americana e bronze no Mundial de 71, realizado em São Paulo, ao lado da própria Heleninha.