No último domingo, dia 14 de novembro, as Seleções Brasileiras conquistaram vaga para o Mundial de 2022, em Antuérpia, na Bélgica, e ainda subiram ao pódio no masculino e feminino, ambos com a conquista da medalha de prata pela 1° vez na AmeriCup.
O torneio aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, casa do rival no masculino e feminino. Na decisão das mulheres, vitória americana por 21 a 9. Já na final dos homens, em jogo mais equilibrado, os donos da casa venceram por 21 a 15.
Além dos pódios, o Brasil ainda teve dois jogadores eleitos para o trio ideal da competição. No masculino, André Ferros levou a premiação. E no feminino, Vanessa Sassá foi escolhida entre as três melhores da competição.
Não podemos também deixar de parabenizar a treinadora Rafaela Bauerfeldt e toda equipe técnica por essa conquista. Antes de viajar para Miami, Rafaela conversou com Claudia Guedes numa live realizada no instagram @mulheresacesta. “Me sinto muito feliz e motivada em participar, depois de quase 2 anos de uma competição internacional feminina de 3×3. Neste período, mantivemos contato e avaliação de diversas meninas para que pudéssemos, dentro das nossas convicções e filosofia, convocar as atletas que física e tecnicamente estivessem na ativa e pudessem nos entregar os 110% que tanto acreditamos.”, contou Rafaela a Claudia.
O bate-papo na íntegra você confere em nosso canal no youtube:
Campanha
Na primeira fase, a seleção feminina passou por Guatemala (21 a 12) e República Dominicana (21 a 14). Nas quartas de final, cravou 21 a 8 na Argentina. Na semifinal, derrotou o Canadá por 20 a 13.
Já a trajetória dos homens iniciou com vitória por 22 a 12 sobre o Chile. Na sequência, o Brasil venceu a Jamaica por 20 a 15. Nas quartas, a vítima foi o México: 20 a 12. Mesmo placar do triunfo para cima da República Dominicana, na semifinal. A equipe nos EUA foi formada por André Ferros, Jefferson Socas, William Weihermann e Léo Branquinho.
Mundial 2022
Com o vice-campeonato na AmeriCup e com os Estados Unidos já classificados para o Mundial via ranking da FIBA 3×3, o Brasil garantiu automaticamente um lugar no Mundial do ano que vem no masculino e feminino. As duas Seleções encerraram o torneio com cinco jogos e quatro vitórias.