Maior nome do basquete feminino brasileiro nos últimos anos e única representante do país na atual temporada da WNBA. Sabe de quem estamos falando? Damiris Dantas!
No começo desse ano, ela foi escolhida umas das personalidades do esporte com menos de 30 anos mais influentes em 2020 pela revista Forbes. Porém, no Brasil, o reconhecimento dos feitos da pivô não é condizente com tudo o que ela faz pelo esporte.
História
Nascida em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, ela surgiu para o basquete no Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain, uma das maiores jogadoras da história do basquete brasileiro. “Demorava duas horas para ir outras duas para voltar do CFE, que ficava em Santo André, município da região Metropolitana de São Paulo.”, relembra. Mas o esforço foi recompensado: em 2009, a brasileira foi jogar no Clube Maristas Coruña, na Espanha.
Entre os clubes que já atuou estão: Divino/COC/Jundiaí,Ourinhos, Maranhão Basquete, Americana e Atlanta Dreams.
Seleção Brasileira
A história de Damiris Dantas na Seleção Brasileira começou aos 17 anos, jogando inclusive o Mundial Sub-19 de 2009.
No mesmo ano em que arrebentou no Sub-19 que a levou a WNBA, Damiris conquistou seu primeiro título da Fiba com a equipe principal, a Copa América de 2011.
Atualmente é a 3° melhor pontuadora brasileira da história da WNBA, tricampeã da LBF, em três passagens diferentes pelo Americana. Além de ter conquistado três títulos com a Seleção Brasileira — uma Copa América, um Sul-americano e um Pan.
Luta
Atuante na luta contra as desigualdades sociais, especialmente de raça e de gênero, a jogadora é também uma bandeira pela valorização e desenvolvimento do basquete feminino. “Todo mundo se mexe para montar um time masculino, mas ninguém se mexe para montar um time feminino. Tem gente em todos os lugares buscando montar equipes, mas as pessoas fecham a porta quando dizem que é feminino.”, declarou.
Live
Nessa terça-feira, Damiris irá participar de uma live com Claudia Guedes no Instagram @mulheresacesta a partir das 19 horas. Não perca!
Foto de capa: agencia brasil