Formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, o jornalista Guilherme Mazui Roesler, 34 anos há 10 anos vive em Brasília.
Com passagens por importantes jornais como Gazeta do Sul (Santa Cruz) e Zero Hora (Rio Grande, Porto Alegre e Brasília), atualmente trabalha no portal G1.
Fã de basquete e apaixonado por contar boas histórias, Guilherme também se dedica a pesquisar sobre a história do basquete na cidade de Santa Cruz do Sul e a carreira do técnico Ary Vidal, que dirigiu a seleção brasileira de basquete feminino por 11 jogos (oito vitórias e três derrotas) em duas competições oficiais e pela masculina esteve à frente de 124 jogos (92 vitórias e 29 derrotas) em 16 competições.
Em 2019, Guilherme lançou o livro Corinthians do Ary Vidal, que recupera a trajetória da Pitt/Corinthians, único clube gaúcho campeão brasileiro de basquete masculino (1994).
Livro Corinthians do Ary Vidal (Editora Gazeta)
O livro retrata o primeiro e único título de uma equipe gaúcha na história, publicada pela Editora Gazeta, com apoio cultural da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A obra exigiu 10 anos de pesquisa e um esforço de apuração que mesclou levantamentos em arquivos físicos e digitais de jornais, leituras de livros e artigos, buscas em acervos de vídeos, consultas em sites brasileiros e estrangeiros e dezenas de entrevistas com jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.
Dividido em três partes, o livro procura fazer uma fotografia do basquete nacional entre 90/94.
Live
O bate-papo com Guilherme acontece no dia 17 de março, às 19 horas no instagram @mulheresacesta. Espero você!