A alimentação é um dos fatores mais importantes para o desempenho do atleta e para a prevenção de lesões causadas pelo desgaste físico.
Ela auxilia na manutenção do peso adequado, na composição nutricional e no fornecimento adequado de energia.
Além disso, a ingestão adequada de alimentos garante que os músculos, tecidos, sistemas e órgãos recebam os substratos necessários para o bom funcionamento do organismo antes, durante e depois do treino.
Componentes da alimentação para atleta
A alimentação equilibrada e à base de ingredientes naturais é necessária para todas as pessoas e ainda mais importante para atletas. Ela consiste na combinação adequada de macronutrientes, como gordura, carboidrato e proteína e micronutrientes, como vitaminas, fibras e minerais. Outro elemento indispensável nessa composição é a água.
As demandas para cada um destes componentes variam de atleta para atleta e de esporte para esporte. Também é importante esclarecer que apenas escolher o alimento adequado não é garantia da melhor absorção de seus nutrientes. É importante ingerir a quantidade ideal e no momento certo.
Afinal, o excesso, assim como a falta de alguns elementos, interfere diretamente no desempenho e no resultado de cada treino.
Nutrientes e resultados
Carboidratos: devem ser feitas recomendações individualizadas considerando o programa de treinamento e a importância de realizá-lo com alto ou baixo carboidrato de acordo com a prioridade de promover o desempenho no exercício versus melhorar o estímulo de treinamento /adaptação;
Proteínas: levar em consideração a quantidade diária total consumida, horários e fontes proteicas;
Gorduras boas: fontes de ômega 3 e vitaminas lipossolúveis
Já alimentos ricos em gorduras e fibras devem ser evitados porque podem causar desconfortos gastrointestinais.