A filosofia Ubuntu é originária da África e, embora não haja uma tradução perfeita em língua portuguesa para a palavra, podemos entender como “minha existência está conectada à do outro”.
Mas você deve estar se perguntando, o que isso tem relação com o basquete?
Calma! Antes, é preciso conhecer o professor e treinador Guttemberg da Silva, mais conhecido como GUTO. Ele começou a praticar basquete por acaso. “Num dia de chuva, encontrei um grupo de amigos que tinha terminado uma partida de basquete por causa do tempo. De lá pra cá, combinamos de nos encontrar todo final de semana para jogar e bater-papo. E o basquete não saiu mais da minha vida.”
Na época, ele era atleta de futebol e tinha acabo de conseguir uma vaga para fazer um teste no Botafogo. “Disse para meu pai que não ia mais. Conheci o basquete e nasceu uma paixão.”
Em seguida, formou-se bacharel e fez licenciamento em educação física, na Universidade Gama Filho. Em seguida, passou a treinar times amadores. Em 2017, fez curso de arbitragem e voltou a treinar equipes de escolas. Até que decidiu criar o projeto Ubuntu Basketball, que trabalha com as categorias masculino e feminino adulto e base. “UBUNTU BASKETBALL vai muito além das quadras, muito além das fronteiras do estado e é sobre pessoas se relacionarem e se contribuírem mutuamente.”, explica.
Atualmente, Guto também é treinador da equipe feminina da faculdade FRASCE. “Adoro trabalhar com adolescentes.”, destaca. Seu próximo objetivo é poder um dia trabalhar com educação física adaptada.
Ubuntu Basket – Sou porquê Somos
O Ubuntu Basket é um projeto de intervenção social que alia a prática desportiva aos ensinamentos da filosofia UBUNTU, que visam promover as lideranças servidoras, o espírito de grupo, o trabalho em equipa, a autodisciplina e a autoestima.
“O projeto é mais uma vitória fora das quadras de uma trajetória que certamente será marcada por muitas mais conquistas dentro e foras das quatro linhas.”, conclui Guto.
Live
Claudia Guedes irá bater um papo descontraído com Guto no próximo dia 12 de maio no Instagram @mulheresacesta a partir as 18 horas. Não perca!