Raphaela Monteiro e Isabela Ramona formam a dupla campeã com suas equipes fora do Brasil, nesse mês de maio.
Por isso, como forma de prestar uma homenagem, Mulheres à Cesta vai contar a história delas, por aqui. Hoje vamos conhecer um pouco mais da trajetória de Raphaela Monteiro, que em Portugal, ajudou o Benfica a conquistar o título português pela segunda vez, depois de vencer em casa o União Sportiva, por 73 a 70, no terceiro e último jogo da final da Liga.
Quem é Raphaela Monteiro
Raphaela passou toda a sua formação esportiva dentro do Instituto Mangueira do Futuro, da vila olímpica da escola de samba carioca. Mesmo passando por tantas modalidades, conseguiu decidir pelo basquete.
“Eu fiz tudo que dava na Mangueira de esporte. Fiz ballet, fiz tudo. Tudo mesmo que dava para fazer de atividade esportiva minha mãe me colocou.”, conta a atleta, que coleciona prêmios individuais e títulos no Brasil e no mundo.
Profissional
Aqui no Brasil, passou por Sport, América, Uninassau, Sampaio Corrêa e Ituano. Além dos times e da LBF (Liga de Basquete Feminino), atuou na Europa defendendo o União Sportiva, de Portugal. Individualmente, conquistou o prêmio revelação da LBF 2016/2017.
“Desde que eu entrei na seleção, sempre teve aquele pensamento de ‘podemos mais’. Em 2019, com todo o trabalho que foi feito da comissão, eles fizeram a gente acreditar que era possível. E nas competições nós conseguimos concretizar. Com poucos meses de treinos a gente conseguiu o ouro em Lima”.
Se dedicando mais que todas as companheiras, Raphaella Monteiro trilhou seu caminho pelas equipes em que passou, tendo Janeth como uma referência no esporte.
Não perca as próximas publicações do blog. Em breve, você irá conhecer a história de outra campeã, Isabela Ramona.