Setembro de 1922, festejos de comemoração ao centenário da Proclamação da República e o Brasil realiza no Rio de Janeiro os Jogos Latino-Americanos, ou os Jogos dos Centenários.
Nascia na sede do Fluminense Football Club, nas Laranjeiras, a história da Seleção Brasileira de basquete, laureado de glórias, ídolos e feitos inesquecíveis!
Em memória e comemoração a esses 100 anos de trajetória, a Confederação Brasileira de Basketball lançou um sele comemorativo. Com criação e design da Plano M, pelo designer Marcel Moro, as Seleções Brasileiras masculina e feminina usarão o selo em todas as partidas até o fim desse ano.
História
O resgate histórico dos 100 anos da Seleção Brasileira de basquete é o resultado de um projeto de pesquisa do Memorial de Basquetebol de Ponta Grossa em parceria com os historiadores, Rodolfo César Pino, de Franca, Rubens Cavalcante Junior, de Brasília, e André Luiz Villela Costa, de Ponta Grossa.
Por meses, foram recapituladas todas as passagens desde a chegada do basquete ao Brasil, o início do esporte nos clubes, até a primeira convocação da Seleção Brasileira, através da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para a disputa dos Jogos do Centenário.
De lá para cá, o Brasil conquistou três Mundiais de basquete, duas vezes com os homens e uma vez com as mulheres; foi cinco vezes medalhista olímpico, nos dois naipes: além de multicampeão sul-americano, das Américas e outras conquistas internacionais, criando ídolos como Algodão, Wlamir, Amaury, Ubiratan, Rosa Branca, Norminha, Maria Helena, Cida Guimarães, Hortência, Paula, Janeth, entre tantos.