Cerca de 5 a 10 dias antes da menstruação chegar é comum algumas mulheres sofrerem com a Tensão Pré-Menstrual.
Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. Dessas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos.
Cólica, inchaço, ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir e alterações de humor são alguns dos sintomas.
Por isso, para muitas mulheres não é nada fácil conviver com esses sintomas que atrapalham a rotina diária, todos os meses. Mas saiba que com algumas mudanças simples na rotina é possível amenizar os incômodos da TPM
Exercite-se regularmente
A atividade física regular libera os hormônios que dão a sensação de bem-estar, além de melhorar o trânsito intestinal e diminuir o cansaço.
Coma bem
Prefira uma alimentação equilibrada, com pouco sal e cafeína.
Menos estresse = menos TPM
A combinação de estresse com tensão pré-menstrual pode criar um ciclo vicioso exacerbado. Se ansiedade e irritação leves são parte de seus padrões de TPM, tente acalmar os nervos com yoga, exercícios de respiração ou terapia de redução de estresses focada na concentração.
Desequilíbrio hormonal
O ômega-3, presente em nozes e outras frutas oleaginosas, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual. Por isso, é recomendável consumir alimentos ricos em vitamina B6, que pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes. Também aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos.
Fale com seu médico
Suplementos de cálcio, magnésio, vitaminas B6, B1, C e E, óleo de prímula e ácido gama linolênico estão entre os remédios naturais, mas o uso de diuréticos, pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios não-esteroides, ansiolíticos e antidepressivos podem ser necessários.
Mas lembre-se: existem muitas outras recomendações para mulheres que sofrem com os sintomas de TPM. O importante é estar atento aos sinais e, caso haja necessidade, falar com o seu médico.