Como parte do Projeto ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, no qual Claudia Guedes promove uma live por mês com a psiquiatra Dra. Marcia Britto de Macedo Soares
com o objetivo de difundir os benefícios da prática na melhora da qualidade de vida e saúde mental, no próximo dia 17 de outubro, o tema será a importância dos cuidados com a saúde mental dos atletas.
A Fifa recentemente divulgou uma pesquisa em que foi constatado que pelo menos 1/3 dos jogadores de futebol sofreram em algum momento da carreira de depressão e 18% manifestaram sinais de estresse. Os treinadores e demais membros de comissões técnicas também podem vir a ter problemas similares.
A pressão pelo máximo desempenho, a pouco tolerância aos erros, as frustrações e as derrotas. A cobrança da torcida, a exposição da vida pessoal e a falta de privacidade, a relação com a mídia. Todos esses elementos podem de alguma maneira influenciar negativamente no desgaste emocional, abalar a motivação, a confiança e contribuir para a queda do desempenho esportivo e em casos mais complexos afetar a saúde mental.
Saúde mental x Performance
A saúde mental é fundamental na vida de qualquer cidadão comum e no esporte ela influencia significativamente a performance de um atleta. Equilíbrio emocional, concentração, autoconfiança, motivação e resiliência são alguns dos aspectos psicológicos necessários tanto nos treinamentos quanto no ambiente das competições.
Um estudo realizado na Logos University International (UniLogos) e publicado na revista Ciência Latina mostra que quanto antes o atleta tratar a saúde mental, maior é a chance de desenvolver habilidades cognitivas e melhorar a performance.
O trabalho foi desenvolvido pelo filósofo, psicanalista e especialista em desempenho do futebol, Lincoln Nunes, que trabalha com nomes como Phillippe Coutinho, Émerson Royal, Artur Victor, Pedro Rocha e muitos outros esportistas.
Ter saúde mental é basicamente poder estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida da melhor maneira possível. Saber lidar com as boas emoções e com aquelas desagradáveis que serão inevitáveis para qualquer ser humano, é reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. Todas as pessoas vão apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase de suas vidas, isso é da natureza humana.
Live
A live acontece no próximo dia 17 de outubro às 19 horas, no instagram @mulheresacesta. Não perca!