Nascida em Carapicuíba, em São Paulo, a atleta iniciou sua jornada no esporte pelo vôlei, no entanto, apaixonou-se pelo basquete ao assistir ao mundial de 1983 — e, nessa época, mal sabia que anos mais tarde ela mesma seria um dos principais ícones do mundial de 1994.
Destacou-se no Clube Recreativo Higienópolis, em Catanduva, e passou por seis equipes antes de se tornar uma das primeiras jogadoras da WNBA em 1997, representando o Houston Comets. Além de conquistar quatro títulos na WNBA, foi parte do All-Star. Na seleção brasileira, foi campeã pan-americana em 1991 e liderou a equipe na conquista do Mundial de 1994, ao lado de Hortência e Magic Paula.
Janeth também participou nas primeiras quatro edições dos Jogos Olímpicos de basquete.
Nos Jogos de Atlanta, em 1996, conquistou a medalha de prata e foi a principal pontuadora da seleção brasileira, com 142 pontos. Com um total de 2.247 pontos ao longo de sua carreira, ela é a terceira maior cestinha da equipe nacional.
Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, conquistou o bronze, marcando 164 pontos e tornando-se a maior pontuadora da história do basquete olímpico. Esse recorde foi posteriormente superado.
No Pan-americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro, a armadora encerrou sua carreira profissional e recebeu a medalha de prata.
Em 2019, Janeth Arcain foi honrada com a inclusão no Hall da Fama do Basquete.