Brasil na AmeriCup 2025: o que esperar da Seleção Feminina no maior torneio das Américas
Com o sorteio dos grupos realizado, o Brasil se prepara para defender o título e mostrar a força do basquete feminino na competição continental.
O Brasil já conhece suas adversárias na AmeriCup Feminina 2025. O sorteio dos grupos, realizado no dia 26 de março em Miami, definiu os caminhos da Seleção Brasileira na competição mais importante do basquete feminino nas Américas.
Atual campeã, a equipe entra em quadra entre os dias 28 de junho e 6 de julho, no Centro de Esportes Coletivos do Chile, em Santiago, determinada a defender o título conquistado em 2023, no México.
Na primeira fase, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Canadá, Argentina, República Dominicana e El Salvador. O equilíbrio entre as seleções promete confrontos desafiadores.
A técnica da equipe brasileira, Pokey Chatman, comentou sobre o sorteio com maturidade e foco: “Tenho respeito por todas as seleções, pois cada uma apresentará desafios diferentes. Nosso foco continua sendo desenvolver o elenco e implementar nosso sistema de jogo para atingir todos os objetivos, passo a passo”.
A competição seguirá o formato tradicional: as seleções enfrentam todas as equipes do seu grupo na primeira fase. As quatro melhores avançam para as quartas de final e, a partir daí, a disputa é no formato eliminatório até a final.
A AmeriCup, além de ser o torneio mais prestigiado do continente, é uma importante vitrine para as seleções e atletas, influenciando diretamente no ranqueamento internacional e no processo de classificação para os grandes torneios mundiais.
O sorteio também teve participação especial da ex-jogadora Iziane Castro, um dos grandes nomes da história do basquete feminino brasileiro. Sua presença na cerimônia simboliza a continuidade e a força da nossa trajetória no esporte, conectando gerações e inspirando novas atletas.
Com uma mescla de experiência e juventude, o Brasil chega forte e determinado. A campanha do título em 2023 provou que, com trabalho em equipe, confiança e estratégia, é possível alcançar o topo. A expectativa para a AmeriCup 2025 é alta, e os olhos do continente estarão voltados para a atuação das brasileiras.
Acompanhe tudo sobre a trajetória da Seleção Brasileira na AmeriCup Feminina 2025 aqui no Mulheres à Cesta.
Nosso espaço é dedicado a valorizar, informar e inspirar por meio do basquete feminino — dentro e fora das quadras. Visite nosso site e siga nossos canais no YouTube e Spotify para mais conteúdos exclusivos.
Fonte: Assessoria CBB