Em 1892, na faculdade Smith College, formava-se a primeira equipe de basquete feminino. Um ano mais tarde, em 21 de março de 1893, o time formado por alunas da instituição realizou um dia histórico para o basquete feminino: o primeiro jogo registrado da modalidade.
No entanto, essa primeira partida foi muito diferente do que vemos hoje em dia.
O jogo seguiu regras adaptadas da versão original: a quadra era dividida em três zonas, as jogadoras não podiam transitar livremente, nem driblar ou disputar fisicamente a bola.
O uniforme também era totalmente diferente do que conhecemos atualmente, consistindo em saias longas, meias grossas e blusas abotoadas até o pescoço. A ideia da organização era manter a “delicadeza” das atletas, segundo os padrões da época. Além disso, o público masculino foi proibido de assistir à partida.
Mas mesmo tantos fatores que podiam limitar a ação das jogadoras, a partida foi intensa e fundamental para mostrar que as mulheres também podiam ocupar o espaço das quadras. E assim nasceu a modalidade que mudou a vida das mulheres apaixonadas pela bola laranja.