São 12 anos no comando de equipes de basquetebol de alto rendimento, cinco dos quais com a Seleção Brasileira Feminina Adulta, onde se sagrou Campeão Mundial na Austrália em 1994 e Vice-campeão Olímpico em Atlanta em 1996.
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sergio Maroneze também foi professor na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio. “Não podemos perder de vista as crianças e jovens.”, declarou.
Maroneze também integrou a Comissão Científica e do Corpo Docente da ENTB (Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol), órgão que contribuiu por estabelecer os parâmetros de formação, capacitação e certificação dos técnicos da modalidade no Brasil.
Além disso, no período de 2011 a 2016, protagonizou a produção do Método Hortência de Basquetebol e aplicou seu conteúdo técnico – primeiro em cinco cidades do Paraná e depois em doze cidades de São Paulo através do Centro de Excelência do Basquetebol, beneficiando centenas de professores e técnicos e milhares de crianças em mais de cinquenta encontros presenciais.
E graças a toda sua vivência no esporte, Maroneze lançou um livro: Basquetebol Manual de Ensino, obra em quarta edição pela Editora Ícone e com conteúdo que pretende trazer ferramentas facilitadoras para as relações de ensino e aprendizagem da modalidade basquetebol tanto no ambiente escolar como para técnicos esportivos.
“Meu legado é saber que colaborei para tornar determinadas pessoas melhores. Ser reconhecido por elas, saber que você fez a diferença é muito bom.”
No próximo dia 25 de fevereiro, Maroneze participa de um bate papo com Claudia Guedes a partir das 19 horas. Não perca. A live será realizada no Instagram Mulheres à Cesta. Te vejo lá!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência on-line. Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa "Política de privacidade"
Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, alterando a configuração do navegador e removendo os cookies armazenados. Saiba mais.