Marcado para começar em 8 de março, o campeonato feminino de basquete da Liga de Basquete Feminino (LBF) irá seguir alguns protocolos contra a Covid-19 para garantir a segurança das jogadoras que vão participar de forma ativa do campeonato e torcedores.
Algumas das regras definidas são bem conhecidas por todos, mas vale reforçar. Nos ginásios, todos deverão ter a temperatura corporal aferida, obedecer a um distanciamento social de no mínimo 1,5 metro e utilizar máscaras – exceto quando as atletas estiverem em jogo. Todos deverão higienizar frequentemente as mãos com álcool 70% em gel ou água corrente e sabão.
E ficou estabelecido que será de responsabilidade do clube mandante a higienização constante do ginásio e superfícies potencialmente compartilháveis (maçanetas, corrimãos e torneiras, por exemplo).
Atletas e comissão técnica
O protocolo exigirá que todas as atletas e integrantes das comissões técnicas sejam testados pelo RT-PCR ou Teste de Antígeno em até uma semana antes do início do campeonato. O exame deverá ser repetido a cada 14 dias.
Potenciais casos positivos para covid-19 deverão ser imediatamente comunicados à LBF e cumprir período de 10 dias em isolamento, não podendo disputar jogos ou frequentar os ginásios.
Campeonato
A competição será disputada com turno e returno na temporada regular, definindo os times para o mata-mata. Então, as quartas e semi-finais serão feitas em até três jogos, com a grande final sendo realizada com cinco grandes partidas.
No dia 4 de março, às 19h30, a liga realiza o evento virtual de lançamento da temporada, com transmissão pela LBF Live, a plataforma online da competição. ( https://lbf.tvnsports.com.br)
Foto: LBF