Foi divulgado, em novembro, pelo Comitê Olímpico do Brasil, os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico em 2021. A ala/pivô da seleção brasileira feminina de basquete Clarissa dos Santos foi eleita a melhor na modalidade 5×5.
O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. A cerimônia de premiação será realizada no dia 7 de dezembro, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE).
“Como atleta é sempre legal qualquer reconhecimento. Tento sempre dar o meu melhor no dia a dia e as coisas acontecem.”, contou Clarissa dos Santos para CBB.
Clarissa dos Santos
Clarissa começou a praticar esportes aos 13 anos no Complexo Esportivo de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Iniciou no atletismo, mas depois de ser apresentada ao basquete, a modalidade tornou-se sua prioridade.
Em 2005, ela integrou as equipes juvenis do Miécimo, e no ano seguinte já estava na equipe adulta do Fluminense. Em sete temporadas da LBF, passou por Sampaio, Corinthians, Americana e Catanduva.
Na Europa, esteve no Bourges, Flammes Carolo e Lyon. Na WNBA, jogou no Chicago Sky e no San Antonio Stars.
Pela Seleção, foi campeã do Pan de Lima 2019 e bronze em Guadalajara 2011, além de campeã da AmeriCup 2011 e bronze em 2019. Jogou a Olimpíada de Londres e do Rio.Prêmio.
Prêmio Brasil Olímpico
O Prêmio Brasil Olímpico 2021 terá outras premiações, como a homenagem ao “Melhor Técnico” e a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado a personalidades do esporte que representem os valores que marcaram a vida e a carreira do saltador, como ética, espírito coletivo, eficiência técnica e física, respeito ao próximo e companheirismo.
As novidades ficam por conta da criação de outras duas premiações: o Troféu TIM Transforma, para projetos que transmitam os Valores Olímpicos, e o Troféu Inspire, uma homenagem da Riachuelo às mulheres de destaque no Movimento Olímpico do Brasil.( Fonte:COB)