No Brasil, o Beach Basketball existe há pouco tempo, mas já tem campeonatos e times profissionais.
Nascido em praias alagoanas em 1995 e reconhecido em 2003, o basquete de areia tem regras adaptadas ao terreno para que os jogos fiquem mais competitivos e interessantes tanto para jogar quanto para assistir.
Disputa na areia
O basquete de praia tem regras diferentes do jogo em quadra, mas o objetivo, enterrar bolas em uma cesta, é o mesmo. Cada equipe é composta por quatro atletas, que jogam em uma quadra menor e sem garrafão.
A quadra é delimitada na areia da praia por fitas de nylon, com as dimensões de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes.
O jogo consiste em 2(dois) tempos de 10(dez) minutos cada, com intervalo entre eles de 5(cinco) minutos. O cronômetro será travado apenas em tempos debitados, execução de lances-livres e quando for solicitado pela arbitragem, com exceção dos últimos 2(dois) minutos de cada tempo de uma partida, que serão cronometrados integralmente. Cada equipe terá direito a 1(um) tempo debitado de 1(um) minuto, a cada meio-tempo.
Divulgação
No Brasil, o Beach Basketball Association é um site www.beachbasketball.com que se propõe a divulgar o esporte. Com um visual bastante simples, mas sempre atualizado, ele traz informações sobre a história do esporte, campeonatos, times, pontuação, regras, entre outras informações.