Nascida em Franca, São Paulo, Adriana Pinto Mafra – ou apenas Adrianinha – foi uma das principais jogadoras do basquete brasileiro, com um currículo de dar inveja.
Em sua primeira participação na Seleção Brasileira, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Ela ainda fez parte do elenco da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino nas Olimpíadas de 2004 (Atenas), 2008 (Pequim), 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). Com essas 5 participações, é a atleta de basquete com mais participações em Jogos Olímpicos, juntamente com o Oscar Schimdt e a americana Sue Bird.
Considerada uma das maiores jogadoras brasileiras de todos os tempos, atuou em vários clubes, tanto no Brasil, como nos Estados Unidos e na Europa.
Ao encerrar a carreira, Adrianinha se formou em Educação Física e realizou o sonho de ser técnica ao abrir a Associação Adrianinha de Basketball AADB, projeto social baseado em Recife (PE).
Treinadora vitoriosa
Em abril desse ano, Adriana comemorou seu primeiro título, desta vez como técnica da Seleção Brasileira. Na Argentina, ela soltou o grito de campeã no comando da Seleção sub-18 feminina que disputou o campeonato Sul- americano da categoria.
“Esse primeiro título é reflexo do trabalho que vem sendo feito por quem está à frente da confederação. Eles estão com um grupo de trabalho que está dando o seu melhor em prol do basquete brasileiro e esse comprometimento faz com que sejam superadas todas as dificuldades e naturalmente que venham os resultados positivos.”, contou Adriana em entrevista a CBB.
Live
Na próxima sexta-feira, Adrianinha é a convidada de Claudia Guedes para um bate-papo no instagram @mulheresacesta. A live acontece às 9 da manhã. Não perca!
Fotos: CBB