Antes de mais nada, você irá precisar de automotivação e nunca perder sua paixão pelo esporte.
Para começar, você tem que dominar todas as regras. Não basta apenas acompanhar os jogos, é preciso ler as regras, pois algumas delas não são perceptíveis durante as partidas. Então, estude firme, pois as regras serão sua “bíblia” no futuro profissional.
Trabalhe seu condicionamento físico. Não adianta simplesmente fazer exercícios físicos e praticar o basquete, você precisa trabalhar seu corpo para o esporte.
Abaixo, seguem algumas sugestões de exercícios que os profissionais fazem diariamente:
Pular corda
É um excelente exercício para todo o corpo. Além de você trabalhar vários grupamentos musculares, melhora bastante sua resistência física.
Flexões de braços
Trabalhe sua musculatura peitoral, de braços e a força de suas mãos. Faça flexões de punho e de ponta de dedos. Suas mãos e dedos precisam ficar fortes para que você evite entorses e tenha uma melhor pegada para o basquete.
Outra dica fundamental é o aperfeiçoamento das habilidades. Existem vários vídeos de profissionais ensinando exercícios para dominar melhor o quique da bola, por exemplo. Pratique quicá-la sem olhar e troque de mãos. Caminhe em várias direções e troque de mão. Isso vai te dar fluidez em todos seus movimentos.
Arremesse a bola incontáveis vezes. Observe como os profissionais posicionam as mãos para executar o arremesso e tente fazer igual. É importante começar praticando de pequenas distâncias e ir aumentando.
Persista no seu sonho e boa sorte!