Quando pensamos em prática de atividade física, o que costuma vir à mente?
Quando pensamos em prática de atividade física, o que costuma vir à mente? Emagrecimento! Definição muscular! Controle e prevenção de doenças!
Mas você sabia que a saúde mental também é uma grande beneficiada pelos exercícios físicos? Isso acontece porque a prática libera algumas substâncias que podem ajudar a melhorar a ansiedade e a depressão, por exemplo.
E como estamos próximo do setembro amarelo, precisamos dar voz a um assunto tão importante, afinal, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão ligados à saúde mental.
A pandemia, o isolamento social e as mudanças que surgiram recentemente ajudaram a gerar estresse, angústia, preocupações e muitos outros sentimentos que podem se transformar em problemas para a saúde mental.
Mas quando você se exercita, diversas substâncias são liberadas gerando benefícios para corpo, alma e mente. Entre elas estão:
Endorfina: relaxa, diminui o estresse e a ansiedade;
Dopamina: melhora o humor e gera a sensação de prazer;
Serotonina: fundamental para controlar o humor, melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade;
Norepinefrina: ajuda a regular o sono e as emoções.
Só para se ter uma ideia, em casos leves e moderados de ansiedade, a prática pode ser tão útil quando a medicação e prevenir recaídas. Outro ponto relevante é o impacto da nova rotina de exercícios para a mente, que deixará de focar nos problemas e inquietações da rotina durante o momento da prática e o foco passa a ser a execução dos movimentos que estão sendo realizados.
Mude seus hábitos e comece agora a se exercitar! E por que não começar com o basquete? Pense nisso!