Você se apaixonou pelo basquete e agora está pensando em se profissionalizar?
Em todos os esportes, o caminho da profissionalização é cheio de desafios, mas também muito gratificante para quem se aventura nessa empreitada. Confira abaixo algumas dicas para ir em direção ao seu sonho da profissionalização.
Estude, estude e estude
Conhecer intimamente as regras do jogo e a história do basquete é importante para que você seja uma especialista no assunto e sinta mais segurança para conversar com profissionais da área. Além disso, acompanhar jogos e ligas profissionais podem ajudar você a desenvolver termos de referência que vão auxiliar a ter uma mente estratégica na quadra.
Prepare seu corpo
Ser uma atleta profissional significa que seu corpo precisa ter um alto desempenho físico. Para atingir essa qualidade, é necessário muita disciplina. Além dos treinos específicos para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades, é importante também:
Ter uma alimentação saudável, que garanta a nutrição necessária para as horas de treino.
Desenvolver uma musculatura forte para evitar lesões.
Ter uma rotina saudável, o que inclui uma boas noite de sono para que você esteja preparada no dia seguinte para retomar os treinos
Disciplina é o nome do jogo
Os resultados, em qualquer esporte, começam a surgir a partir de um trabalho contínuo. Isso significa que muitas vezes você precisará abrir mão de outras coisas para manter a sua rotina de treinos. No entanto, é essa disciplina e dedicação que fará com que você se aperfeiçoe.
Contato com atletas profissionais
Converse e conheça a história de outras atletas profissionais, elas certamente poderão dar dicas e inspirações durante a sua jornada.
Fique de olho nas peneiras!
Periodicamente os grandes clubes abrem processos seletivos para jogadoras que buscam se profissionalizar. Essa é uma maneira de caminhar rumo à profissionalização.
Aproveite as quadras públicas
Muitas estrelas do basquete são vistas e descobertas em quadras públicas. Aproveite-as para treinar e mostrar as suas habilidades.
Acredite e continue
Resiliência é a palavra. Talvez você leve alguns “não” no meio do caminho. No entanto, continuar apesar dos contratempos e frustrações, é o que lhe dará estrutura emocional para que você seja uma atleta completa.