CBB convoca Seleção Feminina para o qualificatório pré-mundial com Pokey Chatman como consultora técnica
A Seleção Brasileira feminina foi convocada para o Qualificatório do Pré-Mundial em Ruanda, de 19 a 25 de agosto, seguido pelo Sul-Americano em Santiago, no Chile.
A grande novidade é a chegada de Pokey Chatman, técnica e gerente geral com 14 anos de experiência na WNBA, que atuará como consultora técnica para a CBB, iniciando a reestruturação visando o ciclo Los Angeles 2028. No próximo trimestre, Pokey estará no Brasil para continuar o planejamento para a próxima Olimpíada.
No torneio, o Brasil será comandado interinamente por Bruna Rodrigues, técnica com experiência no basquete feminino adulto e nas categorias de base da Seleção. Cláudio Lisboa será o auxiliar técnico e Roseli Gustavo da Silva estará na direção. Léo Figueiró, técnico do Vasco, será o supervisor técnico, trazendo sua experiência internacional.
Das 17 jogadoras convocadas, 12 viajarão para Ruanda em 16 de agosto. O novo torneio da FIBA conta com 16 seleções em disputa por uma vaga no qualificatório para o Mundial de 2026, na Alemanha. O Brasil enfrentará Hungria, Filipinas e Senegal, com o campeão garantindo a classificação. Equipes que não se classificarem agora terão outra chance nas Copas Continentais de 2025.
Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA em 2026 envolverão 24 equipes, incluindo vencedores dos torneios de pré-qualificação e mais 22 equipes das Copas Continentais de 2025. Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, competirão na Copa do Mundo de 2026, com mais seleções femininas participando em competições globais, aumentando a inclusão e competitividade.
Pokey Chatman, americana de Louisiana, tem uma vasta experiência na WNBA, tendo treinado o Chicago Sky e o Indiana Fever, e atualmente é gerente geral e assistente técnica no Seattle Storm.
Fonte: Assessoria CBB