A última partida de basquete feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi um show de emoção.
Embora, conforme já anunciavam as previsões, a seleção dos Estados Unidos tenha levado o ouro, até os últimos segundos da partida, a disputa foi acirrada, mostrando que no basquete, o jogo nunca está ganho.
Com esse título, a seleção estadunidense acumula sua oitava medalha de ouro consecutiva na modalidade.
Os EUA dominaram o primeiro quarto da final, com uma vantagem de 15 a 9. Apesar da França ter liderado o início do segundo quarto de jogo, os EUA conseguiram empate, mantendo a vantagem conquistada no primeiro período, com um placar de 25 a 25, pontuação considerada baixa para equipes desse porte.
Já no terceiro quarto, a equipe francesa iniciou com vantagem de 10 pontos, no entanto, os EUA virou o jogo com uma atuação precisa da Pivô A’ja Wilson. O último quarto foi o mais equilibrado e também o mais emocionante, com as equipes competindo ponto a ponto.
Faltando apenas um segundo para acabar a partida, Gabby Williams, jogadora estadunidense naturalizada francesa, teve a chance de empatar e levar a final para a prorrogação. No entanto, como seu pé estava na linha, os juízes consideraram que o arremesso contou apenas dois pontos. Com isso, as jogadoras dos Estados Unidos venceram a disputa por 67 a 66.
Este resultado prolonga a invencibilidade das jogadoras estadunidenses no basquete feminino olímpico, que já dura 61 jogos, desde a derrota na semifinal dos Jogos de Barcelona, em 1992.