Seleção Brasileira feminina é convocada para o Tour na WNBA com jogos contra Chicago Sky e Indiana Fever
Entre os dias 2 e 4 de maio, o time embarca para os Estados Unidos para enfrentar as equipes do Chicago Sky e do Indiana Fever durante a pré-temporada da WNBA, a principal liga de basquete feminino do mundo.
Após a divulgação da pré-lista, a comissão técnica definiu as 12 atletas que irão representar o Brasil, incluindo a jovem Catarina Ferreira, eleita MVP do torneio da WCC na NCAA pela Oregon State. Com apenas 21 anos, ela é uma das promessas da nova geração.
Completam a convocação:
Tainá Paixão, Iza Nicoletti, Cacá Martins, Emanuely Oliveira, Vitória Marcelino, Ayla McDowell, Taissa Queiroz, Sassá Gonçalves, Manu Alves, Licinara e Iza Varejão.
Durante a preparação em Iowa, antes do duelo contra o Indiana Fever, a atleta Aaliyah Guyton, que está em processo de recuperação, também integrará o grupo.
Os confrontos serão realizados em dois estados diferentes:
- 2 de maio, contra o Chicago Sky, em Baton Rouge (Louisiana), às 16h (horário de Brasília)
- 4 de maio, contra o Indiana Fever, em Iowa City, às 14h (horário de Brasília)
A técnica Pokey Chatman, com vasta experiência na WNBA, destacou a importância dessa experiência para a evolução da equipe:
“Essa é uma tremenda oportunidade para o nosso time competir contra algumas das melhores atletas do mundo. Essas experiências de altíssimo nível nos ajudam no processo de conseguir grandes resultados. Estamos realmente empolgados.”
Chatman terá como assistentes Léo Figueiró, técnico número 1, e Bruno Guidorizzi, atual treinador do Corinthians na LBF.
Os amistosos colocam o Brasil frente a frente com equipes que contam com nomes conhecidos da torcida brasileira. O Chicago Sky tem em seu elenco a pivô Kamilla Cardoso, destaque da NCAA por South Carolina e integrante do Quinteto Ideal do Pré-Olímpico em Belém. Já o Indiana Fever é a equipe da experiente Damiris Dantas, com passagem por duas Olimpíadas (2012 e 2016) e medalhas em mundiais de base.
De acordo com as regras da WNBA, atletas e treinadores sob contrato com franquias da liga não podem atuar contra suas respectivas equipes. Por isso, Kamilla Cardoso e Damiris Dantas deverão jogar por suas equipes da WNBA, e Pokey Chatman não poderá comandar a Seleção Brasileira nos jogos.
O “Tour Brasil na W” é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) como parte do planejamento rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com o objetivo de proporcionar às atletas experiências internacionais de alto nível e fortalecer o grupo ao longo do ciclo olímpico.
Fonte: Assessoria CBB