A Seleção Brasileira feminina encerrou o “Tour Brasil na WNBA” no domingo (4) com uma derrota para o Indiana Fever, equipe da estrela Caitlin Clark, por 108 a 44, na Carver-Hawkeye Arena, em Iowa City (EUA).
Apesar do resultado, o amistoso fez parte do processo de renovação da equipe nacional, com foco no ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
Com um elenco formado majoritariamente por jovens atletas, o jogo serviu como um importante teste para as jogadoras que tiveram suas primeiras experiências na seleção principal. A armadora Izabela Nicoletti foi a maior pontuadora brasileira, com 9 pontos e três bolas de três. As estreantes Bella Nascimento, Manuella Alves e Catarina Ferreira marcaram cinco pontos cada.
A série de dois amistosos realizados nos Estados Unidos integrou a pré-temporada da WNBA e fez parte da estratégia da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) de proporcionar vivência internacional às atletas em formação. As brasileiras enfrentaram grandes nomes do basquete mundial, em um ambiente de alta exigência física e técnica que contribuirá para sua evolução.
O projeto teve início com a chegada da treinadora Pokey Chatman, profissional com mais de uma década de experiência na WNBA. A ação faz parte do planejamento da CBB para preparar um grupo competitivo para os próximos anos, especialmente com foco nos Jogos Olímpicos de 2028.
Atletas convocadas para o Tour Brasil na W:
- Bella Nascimento – William & Mary (EUA)
- Izabela Nicoletti – Fairfield (EUA)
- Caca Martins – Sampaio-MA
- Catarina Ferreira – Oregon State (EUA)
- Emanuely Oliveira – SESI Araraquara-SP
- Vitória Marcelino – SESI Araraquara-SP
- Ayla McDowell – South Carolina (EUA)
- Taissa Queiroz – North Carolina (EUA)
- Aline Moura – Beroe Stara Zagora (BUL)
- Iza Varejão – Syracuse (EUA)
- Licinara – Corinthians-SP
- Manu Alves – IMG Academy/Illinois (EUA)
Fonte: Assessoria CBB