Nascida em 2 de julho de 1990, no Texas, Nneka Ogwumike, foi a primeira escolha do draft de 2012, selecionada pelo Los Angeles Sparks.
Em sua temporada de estreia, foi eleita Rookie do Ano, e em 2016 conquistou o prêmio de MVP da liga, além de ser campeã com o Sparks. Ao longo de sua carreira, acumulou nove seleções para o All-Star Game e foi nomeada para as equipes All-WNBA e All-Defensive diversas vezes. Em 2024, após 12 temporadas em Los Angeles, transferiu-se para o Seattle Storm, onde alcançou a marca de 6.000 pontos na carreira.
Uma líder dentro e fora de quadra, Ogwumike preside a Associação de Jogadoras da WNBA (WNBPA) desde 2016. Seu trabalho tem sido fundamental para negociar melhorias para as atletas. Aléehcidam disso, foi uma das peças-chave renovação do Acordo Coletivo de Trabalho em 2020, visando melhores salários e maior reconhecimento para as jogadoras.
A atleta é reconhecida como um dos nomes mais respeitados da WNBA e mostra que suas conquistas e seu legado ficarão para a história.