Os Jogos da Juventude 2022 serão realizados entre 1º e 16 de novembro. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em reunião virtual com representantes de secretarias estaduais de todo o país. Este ano, a competição envolverá cerca de 6 mil pessoas, sendo 4.500 atletas
Considerada a principal competição de base do país, os Jogos da Juventude vão acontecer em Aracaju (SE) e reunirá os melhores atletas do Brasil na faixa etária até 17 anos na disputa de 16 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling).
A competição ainda contará com um centro de avaliação e monitoramento dos talentos e observadores técnicos das seleções brasileiras de categorias de base que estarão de na identificação de talentos para o alto rendimento.
O atual modelo da competição também dará protagonismo aos estados para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Com isso, cada estado poderá selecionar os melhores atletas para suas equipes.
Para participar do evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.
Fonte: Assessoria COB