Quem está treinando basquete deve incluir em sua rotina de musculação e treinos de força alguns exercícios que ajudem a trabalhar a impulsão vertical e horizontal.
Assim, você será capaz de atingir alturas maiores para acessar a cesta e quem sabe, até conseguir enterrar!
Abaixo, listamos alguns exercícios que vão auxiliar nesse processo.
Saltos com agachamento
Mantenha uma bola de basquete ou voleibol no nível do peito. Você pode segurar a bola com as mãos em cada lado da bola ou abraçar a bola.
Em seguida, agache em uma posição sentada enquanto segura a bola. Certifique-se de que você está olhando para a frente, com as costas retas e que você está elevado nas bolas de seus pés (meio de ponta dos pés). E o mais importante, certifique-se de que suas coxas estão paralelas ao chão (nunca baixe mais do que isso, ou você pode machucar seus joelhos).
Salte na posição sentada entre 1 palmo a 2 por salto. Mantenha suas coxas paralelas. A repetição mínima para esse exercício é de 4 sequências de 15 repetições cada.
Levantamento de panturrilha
Com o calcanhar abaixo de um degrau ou paralelepípedo e a ponta do pé na borda dessa superfície elevada. Levante-se tão alto quanto possível com apenas uma panturrilha.
Depois, baixe seu corpo de volta ao original, posição inicial. Isso completa 1 repetição. A quantidade mínima é de 2 séries de 10 repetições cada.
Exercícios para saltar mais alto: degraus
Esse exercício é basicamente uma “subida de escada” com um pouco mais de impulso e a troca de pernas colocadas sobre a superfície de apoio.
Comece com uma coxa sobre uma cadeira paralela ao chão. Garanta que a cadeira está firme e que ela suportará seu peso, preferencialmente apoiando a cadeira em uma parede.
Com toda a sua força, empurre a perna elevada e salte da cadeira o máximo que puder. Depois, troque as pernas no ar. O mínimo são 2 sequências de 10 repetições cada.
Atenção: todos os exercícios devem ter um aumento gradual semanal nas repetições com o devido acompanhamento profissional para que não haja exageros. O equilíbrio é a chave para os melhores resultados.