Um dos grandes mitos que envolve o universo do basquete é a respeito da altura de seus praticantes.
Por ser um esporte majoritariamente praticado por atletas muito altos, é fácil pensar que pessoas baixas não tem vez nos times. No entanto, não existe uma altura mínima para se jogar basquete, qualquer pessoa pode se envolver e se apaixonar pelo esporte, e jogá-lo com maestria. O que não significa que seja fácil, afinal, sim, a altura pode facilitar muito para que jogadores e jogadoras façam arremessos, rebotes e consigam interceptar a bola no ar, mas não é só isso que vai determinar a sua qualidade em quadra. Muitas atletas provam que é possível ser uma jogadora de alta performance independente da sua altura. Becky Hammon, por exemplo, foi medalhista olímpica, eleita uma das 15 melhores jogadoras de todos os tempos e a primeira mulher a ser contratada por um time da NBA. No Brasil, Adrianinha conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, jogando como armadora pela seleção brasileira.
Pessoas baixas podem ter um papel importante em uma equipe, principalmente na posição de armador. Então, se esse é o seu caso, há alguns pontos importantes que você pode trabalhar e aperfeiçoar:
Use a altura a seu favor
Pessoas baixas podem ser mais rápidas e ágeis para sair de marcações e fazer transições; podem também ter mais facilidade para manusear a bola. Use todas essas potencialidades a seu favor. Treinar velocidade e desenvolver mastreia no ball handle são dicas importantes para você ser imparável em quadra.
Dribles
É importante que você tenha domínio total dos dribles. Aposte em treinos que aumentem a sua destreza. Se você driblar bem, dificilmente uma pessoa mais alta irá conseguir lhe parar.
Arremesso
Extremamente importante para as armadoras, ou jogadoras mais baixa que as outras companheiras de equipe. Um arremesso consistente garante que você consiga pontuar de toda a quadra, sem ficar limitada a fazer bandeja.
É mais difícil ser marcada
Pessoas muito altas podem ter dificuldade de marcar pessoas baixas, isso porque, a diferença de altura faz com que a pessoa alta tenha que ficar em uma posição desconfortável para fazer a marcação. Além disso, pessoas baixas podem ter mais facilidade de fazer interceptações de bola baixa.
Seja estratégica
Analisar o jogo e saber como usar os espaços vazios para fazer as finalizações é importante para qualquer jogadora, mas se você é a mais baixa da sua equipe, criar estratégias para se locomover em quadra, usando suas potencialidades ao seu favor, vai fazer com que você faça jogadas inteligentes e eficazes.
Confiança
Essa é característica que faz com que jogadoras e jogadores mais se destaquem. Não tenha medo de jogar e use todas as suas qualidades a seu favor. Isso pode significar ter que se dedicar e treinar muito mais que seus colegas, mas certamente os resultados serão compensadores.