Para praticantes de esportes, as lesões podem ser muito mais do que traumas físicos e vir acompanhadas de experiências psicológicas que afetam muito a mente e o bem-estar dos esportistas.
Para atletas profissionais, os quadros psicológicos desenvolvidos após uma lesão podem ser ainda mais graves, já que, dependendo do grau, lesionar-se pode significar um período de interrupção na carreira, o que pode desencadear quadros de depressão, episódios de raiva, fadiga e confusão mental.
Entenda melhor os estados emocionais e psicológicos que podem surgir durante a reabilitação:
Depressão
Diferente da depressão clinica, que pode ser deflagrada por uma série de fatores, o estado de depressão durante a reabilitação, pode estar ligado às incertezas com relação ao prognóstico ou negação da própria lesão. O quadro pode ser agravado caso a lesão tenha ocorrido durante uma temporada de jogos ou competições, gerando nos atletas sentimentos de tristeza, desanimo, ansiedade, infelicidade, perda de energia e interesse, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono.
Agressividade
Atletas em processo de reabilitação também podem apresentar irritabilidade, mau-humor e episódios de raiva, sendo desencadeados pela sensação de impotência diante das limitações que uma lesão pode causar.
Fadiga
O estado de fadiga está relacionado ao cansaço extremo que pode surgir durante longos períodos de recuperação. A fadiga pode ser tanto mental, quanto física, levando atletas a desenvolverem sintomas como falta de motivação, desinteresse e depressão.
Confusão mental
Episódios de confusão mental podem surgir ao longo da reabilitação e podem ser atrelados a casos mais graves de depressão e ansiedade.
Diante disso, muitas vezes, é importante que o processo de reabilitação envolva um acompanhamento psicológico adequado para que os atletas tenham suporte durante esse período tão desafiador. Além disso, o trabalho de autoconhecimento que a psicoterapia proporciona, pode auxiliar e acelerar a recuperação física, pois ao trabalhar o controle emocional diante de situações adversas, tanto os atletas profissionais, quanto os entusiastas dos esportes, podem se sentir mais confiantes e incentivados durante o período de recuperação.
Como saber quando procurar auxílio psicológico?
Atenção aos sinais. Se você sentindo dificuldades em administrar suas emoções e pensamentos durante a reabilitação, talvez seja o momento de procurar um profissional que possa lhe auxiliar nesse processo. Vale destacar que, embora seja similar, a psicologia do esporte tem objetivos diferentes da psicologia clínica, pois o psicologo que trabalha com esportistas, abordará questões relacionadas à recuperação, bem-estar e desempenho dos atletas.