A inteligência artificial já é uma realidade presente em nossas vidas. No mundo dos esportes, não é diferente.
Atualmente, a tecnologia tem sido muito utilizada para auxiliar a marcação de infrações durantes jogos e competições. No entanto, isso não é tudo. Pesquisadoras e pesquisadores se dedicam para desenvolver métodos que possam auxiliar atletas a melhorar seus desempenhos e prevenir lesões. Por meio do uso de algoritmos e de coleta de dados, um sistema desenvolvido pela Universidade de Pisa, na Itália, prevê a probabilidade de jogadores e jogadoras se machucarem durante os jogos. Essa ferramenta, batizada como “Árvore de Precisão”, tem 80% de eficácia e consegue identificar distensões e rompimentos de ligamentos.
Embora ainda limitada ao futebol, estima-se que, muito em breve, esses métodos de prevenção e otimização, serão usados também em outras modalidades de esportes em equipe, como o basquete. Além disso, o uso da tecnologia, também poderá ser personalizado, criando programas de treinamento conforme o perfil de cada um.
Apesar de ainda parecer assustador para muitos, a inteligência artificial veio para ficar e, terá um papel importante para a saúde e desempenho dos amantes dos esportes.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência on-line. Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa "Política de privacidade"
Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, alterando a configuração do navegador e removendo os cookies armazenados. Saiba mais.