Trabalhar com basquete feminino no Brasil está longe de ser fácil. Os desafios são diversos e o principal deles é a falta de incentivo e infraestrutura para que as atletas treinem e se desenvolvam...
Diante desse cenário, em 2015, nasceu o projeto Meninas do Basquete, em Santa Cruz (RS), cujo objetivo é promover condições para que jovens possam driblar os desafios e seguir com o sonho de se tornarem jogadoras profissionais.
A partir dos incentivos que o projeto recebeu de alguns patrocinadores, foi possível que as atletas se aperfeiçoassem, algumas, inclusive, foram escaladas para times profissionais fora do Brasil. Mas isso não é tudo. Em 2020, algumas meninas que queriam continuar jogando, uniram-se com um grupo de pais e formaram a Associação de Meninas do Basquete de Santa Cruz (AMB Santa Cruz). Iniciativa que expandiu o Meninas do Basquete e que permitiu que mais garotas pudessem se desenvolver no esporte, fazendo com que o time ganhasse o campeonato Gaúcho Sub-17 e Sub-19, em 2019.
Conheça mais sobre a associação, fiquei por dentro dos campeonatos e seleções de atletas pelo Instagram @ambsantacruz