JOGOS HISTÓRICOS: VI Torneio Mundial de Basquetebol Feminino
Em setembro de 1971, a Seleção feminina de basquete entrava em quadra ostentando nomes icônicos como Nilza Monte Garcia, Marlene Bento, Norma Pinto Oliveira, Maria Helena Cardoso e Maria Helena Campos (Heleninha).
A arena Ibirapuera estava completamente lotada. Assim foi o início do Mundial de Basquete Feminino de 1971, campeonato disputado por 13 seleções e sediado no Brasil, nas cidades de Brasília, Niterói, Recife e São Paulo.
Os jogos da Seleção Brasileira aconteciam principalmente à noite, mas isso não impediu que, desde a estreia, a torcida apoiasse o time do Brasil com fervor.
As brasileiras levaram a medalha de bronze, sendo superadas apenas pela União-Soviética (ouro) e Tchecoslováquia (Prata). Esse foi um evento importantíssimo, que abriu caminhos para que, mais tarde, ganhassem o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos na Colômbia, no mesmo ano.
Além disso, o torneio também foi marcado pelo histórico jogo entre Brasil e Japão, no qual, faltando apenas 1 segundo para o final, Nilza, a lendária Pivô do time, marcou a cesta que definiu a partida.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência on-line. Ao continuar a navegar no site, você concorda com a nossa "Política de privacidade"
Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento, alterando a configuração do navegador e removendo os cookies armazenados. Saiba mais.